Semana Maior: O Grande Retiro Espiritual

A Semana Santa ou Semana Maior é uma semana de intenso retiro consagrado à revisão e renovação da vida. É a semana mais importante do calendário litúrgico porque é nesta semana que celebramos o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo.


Em cada dia temos referência a um acontecimento: o Domingo de Ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica; de Segunda a Quarta-feira a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo; na Quinta-feira a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial; a Sexta-feira o dia do sofrimento, crucificação; Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram a morte de Jesus; e, finalmente, Domingo de Páscoa, o dia em que ressuscitou, a esperança de vida eterna.

Celebramos a instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Realizamos a cerimónia do lava pés, em que recordamos o mandamento de Jesus dou-vos um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Como vivemos e vivenciamos o amor fraterno e do serviço? Sirvo a Igreja ou sirvo-me da Igreja?

A Igreja contempla o mistério maior: o grande amor de Deus pelos homens o Justo morreu pelo injusto. Quem é o meu grande Amor? Sou capaz de dar a vida pelo grande Amor?

Celebramos a paixão e morte de Jesus, escutamos e meditamos a proclamação da Palavra de Deus. Faço silêncio? Oração? Escuto? Só no recolhimento do silêncio, no diálogo da oração e na escuta da palavra de Deus, é que somos capazes de entender o significado profundo da morte do Cristo. Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos.

Fazemos luto, silêncio, oração, jejum, penitência. Meditamos, no Sábado, no mistério da morte do Senhor e na expectativa da sua ressurreição. Que há na minha vida que necessita de luto? Como me renovo espiritualmente?

Nesta semana de retiro somos convidados a fazer memória viva de Jesus Cristo! Para que depois destes dias de graça, todos nós tivéssemos a CORAGEM, sim a coragem, DE CAMINHAR NA PRESENÇA DO SENHOR, COM A CRUZ DO SENHOR; DE EDIFICAR A IGREJA SOBRE O SANGUE SO SENHOR, QUE É DERRAMADO NA CRUZ; E DE CONFESSAR COMO NOSSA ÚNICA GLÓRIA CRISTO CRUCIFICADO. E assim a Igreja vai para diante (Papa Francisco).

Cristo Ressuscitou, Aleluia.

Bento Oliveira (30-03-2015)

Comentários