Não há famílias perfeitas - XII Jornada da Família

“Não há famílias perfeitas!” pode ser considerada uma frase feita... No entanto, é uma afirmação inegável. 
Assumindo-a como tema da XII Jornada da Família desafiamos as famílias, as comunidades, cada um de nós, a fazer este caminho paciente, belo e fascinante na vida familiar. 
O nosso objectivo não é valorizar a imperfeição mas pormo-nos a caminho para descobrir a melhor maneira de fazer do nosso futuro um futuro com famílias.
O Papa Francisco, falando na Praça de São Pedro repleta de noivos, no 14 fev., 2014, dizia: "Sabemos todos que não existe a família perfeita, o marido perfeito, ou a mulher perfeita... não falemos da sogra perfeita! É habitual os casais zangarem-se...". Se assim é, como superar estas dificuldades!?
De novo o Papa responde: “Não há famílias perfeitas, mas isto não nos deve desencorajar. Pelo contrário, o amor aprende-se, o amor vive-se, o amor cresce «moldando-se» segundo as circunstâncias da vida que cada família concreta atravessa. O amor nasce e desenvolve-se sempre entre luzes e sombras. O amor é possível em homens e mulheres concretos que procuram fazer dos conflitos, não a última palavra, mas uma oportunidade. Oportunidade para pedirmos ajuda, oportunidade para nos questionarmos em que devemos melhorar, oportunidade para descobrirmos o Deus-connosco que nunca nos abandona. Este é um grande legado que podemos dar aos nossos filhos, uma óptima lição: é verdade que cometemos erros; é verdade que temos problemas; mas sabemos que estas coisas não são a realidade definitiva. Sabemos que os erros, os problemas, os conflitos são uma oportunidade para nos aproximarmos dos outros e de Deus.” (Papa Francisco, Filadélfia, 27 de setembro de 2015). 

A XII Jornada conta com a presença do Professor Dr. Juan Ambrosio, da Universidade Católica, para nos ajudar a refletir sobre esta realidade, tendo por base a Exortação Apostólica Amoris Laetitia (A alegria do Amor). A sua forma apaixonada de falar sobre a família e em prol da família segundo a proposta cristã não deixará de causar em nós um maior interesse e cuidado pela Família.

Em Cuba, o Papa Francisco disse: “Discute-se muito sobre o futuro, sobre o tipo de mundo que queremos deixar aos nossos filhos, que sociedade queremos para eles. Creio que uma das respostas possíveis se encontra pondo o olhar em vós: deixemos um mundo com famílias”.

Nós queremos deixar um mundo com famílias. Sabemos que sem a família o mundo não é habitável. Acreditamos que um mundo com famílias é a melhor das heranças à geração futura.

Acolhe e aceita o desafio de te colocar a caminho connosco na reflecção e partilha da vida!
Participa nesta XII Jornada da Família!

P'las equipas de Pastoral Familiar de Sto Adrião e São Martinho de Brufe de Vila Nova de Famalicão

#naohafamiliasperfeitas

Comentários