10 frases do Papa Francisco para os namorados

Dez frases do Papa Francisco sobre o namoro.

1."O verdadeiro amor é amar e deixar-me amar." (Encontro com os jovens, Manila, 18 de janeiro de 2015).

2."o amor abre-te às surpresas: o amor é sempre uma surpresa, porque pressupõe um diálogo a dois. Entre quem ama e quem é amado. E nós dizemos que Deus é o Deus das surpresas, porque Ele nos amou primeiro e espera-nos com uma surpresa." (Encontro com os jovens, Manila, 18 de janeiro de 2015).

3."Peçamos ao Senhor que nos faça compreender a lei do amor. Que bom é termos esta lei! Como nos faz bem, apesar de tudo amar-nos uns aos outros!" (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium).

4."[...] para levar por diante uma família, é necessário usar três palavras. Três palavras: com licença, obrigado, desculpa. Três palavras-chave!" (Discurso do Papa Francisco as famílias em peregrinação por ocasião do Ano da Fé).

5."O verdadeiro amor impele-te a gastar a vida, mesmo a risco de ficares com as mãos vazias. Pensemos em São Francisco: deixou tudo, morreu com as mãos vazias, mas com o coração cheio" (Encontro com os jovens, Manila, 18 de janeiro de 2015).

6."[...] o segredo é que o amor é mais forte do que o momento do litígio, e é por isso que eu aconselho sempre aos cônjuges: não deixeis que termine o dia em que discutistes, sem fazer as pazes. Sempre!" (Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de abril de 2014).

7."[...] na vida dos cônjuges, quantas dificuldades se resolvem, se conservarmos um espaço para o sonho, se nos detivermos a pensar no cônjuge e sonharmos com a bondade, com as coisas boas que tem. Por isso, é muito importante recuperar o amor através do sonho de cada dia. Nunca deixeis de ser namorados!" (Encontro com as famílias, Manila, 16 de janeiro de 2015).

8. “Na oração do Pai-Nosso, nós dizemos: «O pão nosso de cada dia nos dai hoje». Os cônjuges podem aprender a rezar com estas palavras: «Senhor, o amor nosso de cada dia nos dai hoje» [...] ensinai-nos a amar-nos, a querer o bem um do outro!” (Praça de São Pedro, 14 de fevereiro de 2014).

9." Pesa não receber um sorriso, não ser benquisto. Pesam certos silêncios, às vezes mesmo em família, entre marido e esposa, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, a fadiga torna-se mais pesada, intolerável." (Discurso do Papa Francisco as famílias em peregrinação por ocasião do Ano da Fé).


10."A alegria verdadeira vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos sentem no coração, e que nos faz sentir a beleza de estarmos juntos, de nos apoiarmos uns aos outros no caminho da vida" (Santa Missa para a Jornada da Família por ocasião do Ano da Fé).

Comentários